Sonic Youth

Publicado: julho 23, 2011 em Internacionais, Psicodelia, Rock'n Roll

Banda de rock alternativo formada em Nova York, E.U.A. em 1981. Considerados por muitos os precursores do rock alternativo e indie rock.

O nome deles veio do apelido do cara do MC5: Fred “Sonic” Smith, combinado com uma moda da época entre artistas de reggae de usar “Youth” em seu nome, como Big Youth. Se envolveram bastante com a cena grunge dos anos 90 em Seattle, embora não sejam em si uma banda grunge; e continuam ativos até hoje, tendo o disco mais recente “The Eternal” sido lançado em 2009.

Tai uma banda pela qual eu sempre me interessei, talvez desde a época em que eu encontrei o Nirvana e comecei a buscar sons de bandas parceiras deles. Lembro de esbarrar em músicas como “Teenage Riot” (até hoje uma das melhores que já escutei na vida), uma espécie de hino deles, e a “Incinerate” também muito boa. Mas foi só esse mês que resolvi baixar a discografia dos caras e devo dizer: eles são uma banda muito bizarra.

Já ouvi uma critica que dizia que eles são os primeiros a fazer algo original e extraordinário na guitarra desde Jimi Hendrix; o que eu acho a maior merda já falada. Eles tem sim muitas levadas interessantes, abusam bastante dos pedais e distorções; porém em inúmeras vezes eles abusam além da conta, criando músicas que sinceramente não passam de barulho, como se alguém tivesse destruido um amplificador enquanto ele ainda estava ligado na tomada e fizesse esse som irritante e ensurdecedor!

Enfim, os primeiros álbuns como o “Bad Moon Rising” (o terceiro, de 1985) são simplesmente inaudiveis, é pura poluição sonora! Porém ao longo dos anos eles mostraram seu experimentalismo e abuso de pedais de uma forma incrivel como no álbum “Dirty” e nesse que eu estou postando aqui.

A composição das guitarras nesse cd é muito boa; e a alternação de vocal entre a Kim Gordon e o Thurston Moore, as vezes na mesma música, as vezes cada um cantando uma música sozinhos, dá uma diversificada. Enfim, esse é o tipo de som interessante que a banda consegue fazer e que certamente influenciou muitas bandas de rock alternativo que eu curto como o Silversun Pickups, Placebo e o Radiohead.

Vale a pena o confere, cd muito bom!talvez o melhor deles!

Rather Ripped

  1. Reena
  2. Incinerate
  3. Do You Believe In Rapture?
  4. Sleeping Around
  5. What a Waste
  6. Jams Run Free
  7. Rats
  8. Turquoise Boy
  9. Lights Out
  10. The Neutral
  11. Pink Stream
  12. Or

http://www.torrentdownloads.net/torrent/2750827/Sonic+Youth+++Rather+Ripped+%282006%29

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s